|
A ANPUH – Associação Nacional de História, originalmente Associação Nacional dos Professores Universitários de História – foi fundada em 19 de outubro de 1961, na cidade de Marília (SP) - é uma entidade científica organizada com o propósito de congregar os profissionais de História que atuam no Brasil. O Rio de Janeiro esteve representado na ANPUH desde a origem da associação. A seção estadual ANPUH-Rio de Janeiro foi mobilizada nos anos 80 a partir da promoção dos Encontros de História e atualmente conta com cerca de 500 associados em todo o estado. É um dos maiores núcleos em número de associados da ANPUH. Muitos dos seus membros estão organizados em Grupos de Trabalho, que tratam de temas históricos específicos. Alguns são coordenadores nacionais de GT’s da ANPUH. Além disso, a participação de associados do Rio de Janeiro é importante no Fórum Nacional de Pós-Graduação. Entre os associados encontram-se vários nomes de funcionários de órgãos federais localizados no Rio de Janeiro, como a Fundação Oswaldo Cruz / FIOCRUZ e do Ministério da Cultura, especialmente dos Museus e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / IPHAN, que conferem ao quadro representatividade junto à órgãos nacionais, além das universidades federais que se concentram no Rio de Janeiro. Diversos membros atuais da diretoria nacional da ANPUH são vinculados à seção estadual do Rio de Janeiro. Além disso, entre os associados da seção estadual encontram-se vários ex-presidentes nacionais da ANPUH. Isso só confirma a importância nacional da produção do Rio de Janeiro.
A cada dois anos, sempre nos anos intermediários aos do Simpósio Nacional, a seção estadual promove o Encontro de História – ANPUH-Rio, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Constitui-se, assim, num momento privilegiado de intercâmbio entre a comunidade dos historiadores e articulação entre os estudos e pesquisas realizadas, ou em andamento. Considerando a concentração de programas de pós-graduação em História no Estado do Rio de Janeiro, alguns de longa trajetória e com produção acadêmica de reconhecimento público nacional, os encontros de história promovidos pela Anpuh-Rio, ganham dimensão nacional. Essa característica é reforçada pela participação de convidados estrangeiros e de outros estados do Brasil. Assim, o encontro ganha interesse nacional e atrai a participação de colegas de todo o país. Constitui-se, assim, num momento privilegiado de intercâmbio e articulação entre os estudos e pesquisas realizadas, ou em andamento, o que oferece um perfil do desenvolvimento dos estudos históricos no Brasil de relevância nacional.
Diretoria - Gestão 2006-2008
Margareth de Almeida Gonçalves (UFRRJ) - Presidente Angela de Castro Gomes (CPDOC-FGV) - Vice-Presidente Luis Edmundo Moraes (UFRRJ) - Secretário-Geral Angela Porto (FIOCRUZ) - 1º. Secretário Paulo Knauss (UFF) - 2º. Secretário Adriana Barreto (UFRRJ) - 1º. Tesoureiro Marcia Gonçalves (UERJ) - 2º. Tesoureiro
Conselho Consultivo Francisca Lucia Nogueira de Azevedo (UFRJ) Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ/ CPDOC-FGV) Ricardo Benzaquen de Araújo (PUC-RIO/IUPERJ)
Conselho Fiscal Daniela Buono Calainho (UERJ-São Gonçalo) Luiz Carlos Soares (UFF) Tânia Bessone (UERJ)
|