Calendário Geral Programação Conferências e Mesas-redondas Inscrições Credenciamento/secretaria Novo! Simpósios Temáticos Salas! Anais Eletrônicos Novo! Mini-cursos Salas! Grupos de trabalho Novo! Fórum de graduação Lançamento de Livros Exibição de filmes Comissão organizadora Sobre a ANPUH-Rio Sobre a UFRRJ Mapa! Alimentação e hospedagem Localização e transportes
Você está em: Página inicial / Mini-cursos

Mini-cursos


Ditadura no Brasil – Lembrança, esquecimento e silêncio

Proponentes:
Joana D`Arc Fernandes Ferraz

Resumo:
Justificativa e Relevância
Após de mais de vinte anos do fim da ditadura militar no Brasil, vêm à tona na sociedade uma série de documentos importantíssimos sobre esse período, compostos de arquivos pessoais, objetos, panfletos, diários, fotografias, que estavam guardados ou mesmo escondidos nas lembranças pessoais de muitos que participaram da luta contra a ditadura. Ao mesmo tempo, vêm surgindo inúmeras publicações em forma de histórias de vida, de depoimentos pessoais, de crônicas sobre as opressões sofridas pelos opositores do regime ditatorial no Brasil. Estes documentos são fontes importantes para pesquisa e para provas documentais na Justiça. Filmes e documentários trazendo histórias de vida, biografias, passagens importantes sobre o período da ditadura e o momento imediatamente anterior a ela são projetados pela imagem cinematográfica.
Esta memória, que estamos identificando como ‘memória de luta, por se tratar de uma memória comprometida com as lutas do passado e do presente, contrasta com a memória oficial, que Primo Levi chama de “memória de conveniência”, a memória que foi construída pelos canais oficiais de representação da história nacional.
Estas memórias políticas da ditadura militar do Brasil entram hoje numa arena de disputa, não só pela legitimidade de suas versões, mas pelo projeto de nação que se pretende construir. Desta forma, as contendas do passado projetam-se para o que pretendemos do futuro. Estas disputas nos aguçam inúmeras reflexões.
Objetivo
Partindo dessas perspectivas, este mini-curso tem como objetivo central analisar os diferentes campos de disputas inscritos na dialética da lembrança e do esquecimento, como componentes da memória e da história do período de ditadura no Brasil.Primeira Sessão: Memória e História: limites e perspectivas; Segunda Sessão: Memória Política;Terceira Sessão:Os Arquivos da Ditadura

Voltar
Realização:
  Apoio:
Centro de memória - UFRRJ
Dype Soluções