
 

 

Ideologia e legalidade: os princípios liberais na imprensa (1961-1964) 

José Renato Lattanzi* 

 

Resumo 

Na primeira metade da década de 1960, o Brasil vivenciou a radicalização de projetos 

antagônicos de poder. A disputa entre grupos de esquerda e direita teve influência marcante sobre 

a imprensa, dando às empresas jornalísticas a oportunidade de se posicionarem através de 

discursos próprios. No que se refere aos jornais cariocas O Globo e Correio da Manhã, é possível 

destacar, em cada um, discursos e objetivos distintos. No primeiro, anticomunismo e  liberalismo 

eram partes do mesmo discurso, afirmando uma postura contrária aos movimentos de esquerda. 

Para o segundo, era fundamental preservar a ordem constitucional, o que, invariavelmente, 

significava enfrentar posições radicalizadas no seio da sociedade e, em muitos casos, colocava 

essa publicações em posições absolutamente divergentes. 

Palavras-chave: Imprensa, economia liberal, democracia. 

 

 

Abstract 

In the first half of the decade of 1960, Brazil lived the radicalization of antagonistic projects of 

being able to. The dispute between left groups and right had outstanding influence on the press, 

giving to the journalistic companies the opportunity of if they position through own speeches. In 

what refers to the carioca newspapers O Globo and Correio da Manhã, it is possible to highlight, 

in each one, speeches and different objectives. In the first, anticommunism and liberalism they 

were parts of the same speech, affirming a posture contrary to the left movements. For the 

second, it was fundamental to preserve the constitutional order, which, invariably, it meant to 

face positions radicalized in the breast of the society and, in many cases, it put that publications 

absolutely in positions divergent. 

Key-words: Press, liberal economy, democracy. 

 

 

 

 



 

 

O Brasil da primeira metade da década de 1960 pode ser entendido como um país em permanente 

crise institucional.  Da renúncia do presidente da República Jânio Quadros até a deposição de seu 

sucessor, João Goulart, o regime democrático experimentou abalos que, em último caso, levariam 

a sua desestabilização. 

Um dos elementos fundamentais para compreender esse momento é, certamente, a análise da 

atuação da grande imprensa, procurando definir os interesses que moviam essa parcela da 

sociedade civil em meio à crise do regime. Para tanto, podemos destacar dois jornais, O Globo e 

Correio da Manhã, ambos do Rio de Janeiro e legítimos representantes do pensamento liberal 

democrático. Apesar das semelhanças, a atuação política os colocava, freqüentemente, em 

campos opostos, o que pode ser bastante útil para a compreensão dos fatos. 

Parte da historiografia do período procura afirmar que a grande imprensa atuou em conjunto para 

desestabilizar o regime. Nas palavras de Nelson Werneck Sodré, “em março de 1964, com tudo 

rigorosamente articulado, no exterior e no interior, deflagrou a preparação publicitária que 

anunciava as ações militares: toda a grande imprensa, articulada em coro, participou dessa 

preparação psicológica, como o rádio e a televisão” (SODRÉ, 1999, pp. 470/1). 

No entanto, um olhar mais acurado revela, por parte da imprensa, abordagens diferenciadas e até 

mesmo discordantes acerca da situação política naquele momento. 

Não é possível negar que as grandes empresas jornalísticas faziam oposição ao governo Goulart, 

como, de resto, fizeram com todos os governos democráticos eleitos após a queda do Estado 

Novo. Contudo, atribuir-lhes uma atuação uniforme e golpista prejudica a compreensão do modo 

de agir dessa importante parcela da sociedade civil, reduzindo-a enquanto ente político.  

Um claro exemplo dessa atuação diversificada é a mudança de posicionamento operada por O 

Globo. Do discurso nitidamente golpista (ABREU, 2001, pp. 2540/4), no governo de Juscelino 

Kubitschek, o diário da família Marinho adotou, no período imediatamente anterior ao golpe 

militar, um tom bastante moderado, permitindo-se até mesmo apoiar a concessão de poderes 

plenos ao presidente da República, com o fim do parlamentarismo. A respeito do tema, o jornal 

disse em editorial: 

O Presidente da República será, indisfarçadamente, o responsável pela coisa pública, 

não mais podendo ser levados à conta do sistema político em vigor os erros e a 

ineficiência que muito preocupam a Nação. Em lugar disto poderemos exigir do Sr. 

João Goulart a realização da obra administrativa que condicionou à volta do 



 

 

presidencialismo, principalmente nos setores da economia e das finanças e na 

reconquista da paz social. (O GLOBO, Rio de Janeiro, 05.01.1963, 1ª p.) 

Assim, o apoio ao presidencialismo revelava a confiança num projeto de governo que pretendia 

resolver os graves problemas nacionais. A ênfase estava na valorização de um ambiente favorável 

ao desenvolvimento econômico, o que, sem dúvida, atendia às expectativas de um projeto liberal 

para o país, e, conseqüentemente, ia ao encontro dos interesses do empresariado. 

É possível afirmar que a tônica de O Globo (como da maior parte da imprensa), nesse período, 

estava na afirmação de um ambiente favorável ao liberalismo econômico, profundamente 

identificado com a ideologia norte-americana, em contraposição ao modelo soviético. No entanto, 

o clima de Guerra Fria presente em seus artigos e editoriais não o colocava, necessariamente, em 

confronto com Goulart, um presidente identificado com os movimentos de esquerda.  

A princípio, o jornal era capaz de manter um relativo equilíbrio ao criticar os movimentos 

políticos que ameaçavam desestabilizar as instituições democráticas. Por isso mesmo, podia 

afirmar: 

Nosso povo só deseja para o Brasil soluções democráticas. Assim como se opõe aos 

desvarios de alguns exaltados que procuram uma revolução capaz de afastar-nos do 

Mundo Ocidental, não suporta a idéia de golpes, ‘impedimentos, quarteladas ou que 

nome tenham, que nos coloquem na mesma situação de certos países, ainda mais 

subdsenvolvidos do que nós, onde tudo se resolve com o desfile de alguns tanques pelas 

ruas das capitais. (O GLOBO, Rio de Janeiro, 24.07.1963, 1ª p.) 

Cabe destacar a associação que o jornal faz entre ‘golpismo’ e subdesenvolvimento. Fica bastante 

claro que a preservação dos princípios democráticos era uma das bandeiras da imprensa nesse 

momento, sempre considerando que essa visão de democracia significava, essencialmente, a 

preservação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e a identificação com o 

tipo de democracia representada pelos Estados Unidos da América. Assim, até esse ponto, não se 

pode falar em defesa do golpe por parte dos grandes jornais, mas essa postura iria mudar em 

virtude da crescente radicalização dos grupos políticos. 

A deterioração da economia e a movimentação de grupos de esquerda que, em ritmo crescente, 

exigiam a realização das reformas sociais e econômicas, levaram à reação de parte da imprensa. 

Em 25 de outubro de 1963, O Globo anunciava que, a partir daquela data, as Rádios Globo, 

Jornal do Brasil e Tupi estariam unidas, “defendendo o regime e a Constituição e para esclarecer 

os menos avisados sobre a campanha que os comunistas e outros agitadores fazem para perturbar 



 

 

os espíritos, enfraquecer as instituições e substituí-las por outras, de caráter totalitário” (O 

GLOBO, Rio de Janeiro, 25.10.1963, 1ª p.). 

Embora seja impossível falar de um movimento articulado pela destituição do presidente da 

República, é inegável que essas empresas jornalísticas ao produzir um programa radiofônico 

diário, publicando no dia seguinte os textos daí resultantes, buscavam mobilizar a população em 

torno de uma causa. No caso, categorizar os grupos de esquerda como agitadores manipulados 

por agentes do comunismo internacional, o que exigiria atitudes enérgicas por parte das 

autoridades e a condenação de toda a sociedade. 

A posição do Correio da Manhã segue outra direção. Esse jornal notabilizou-se pelo 

compromisso com a ordem constitucional (ABREU, 2001, pp. 1625/32) e, nesse momento, 

manteve a coerência em suas atitudes. Diferentemente de seus congêneres, o diário insistiu na 

condenação dos grupos que, à direita e à esquerda, buscavam radicalizar o processo político, 

minando o campo democrático. Em fevereiro de 1964, dizia: 

Verificamos, com pesar que a palavra Democracia também serve de pretexto para uma 

série de manobras, muitas vezes contra a própria democracia. Justamente a chamada 

vigilância em torno das instituições já degenerou em ameaça permanente a elas 

brincando-se com veleidades golpistas e cultivando-se com ternura o golpismo da 

Esquerda para justificar o golpismo da Direita (CORREIO DA MANHÃ, Rio de Janeiro, 

15.02.1964, p. 6). 

O jornal era bastante claro ao demonstrar que a preservação da democracia não era preocupação 

dos grupos em disputa pelo poder político. E responsabilizava igualmente a todos pela 

instabilidade institucional que já dominava o país. Corroborando essa afirmação, Jorge Ferreira 

diz a respeito do momento imediatamente anterior ao golpe de 1964: 

A questão democrática não estava na agenda da direita e da esquerda. A primeira 

sempre esteve disposta a romper com tais regras, utilizando-as para defender os seus 

interesses. A segunda, por sua vez, lutava pelas reformas a qualquer preço, inclusive 

com o sacrifício da democracia. (FERREIRA, 2003, p. 400). 

Dessa forma, é possível entender o Correio da Manhã como uma voz isolada, buscando o 

equilíbrio em meio a um ambiente de desestruturação do regime. O que distingue esse jornal dos 

demais é, fundamentalmente, a preocupação com a legalidade constitucional.  

Adotando outro sentido, O Globo, assim como o resto da imprensa, considerava legítima 

qualquer atitude que garantisse a vitória contra o comunismo, admitindo mesmo que “por mais 

forte que seja o apego dos brasileiros ao regime democrático e à legalidade, mais forte ainda é o 



 

 

instinto nacional de conservação”, assegurando que tudo seria feito para obter a paz, “ainda que 

seja preciso sacrificar aqueles que a tornam impossível, por conivência criminosa ou temor às 

esquerdas”. (O GLOBO, Rio de Janeiro, 30.09.1963, 1ª p.). 

Nesse momento, já era evidente que os setores conservadores admitiriam até mesmo o uso das 

Forças Armadas para restabelecer a ordem, ainda que isso significasse a destituição do presidente 

da República, como fica evidenciado no texto acima. Embora esse não pareça ser o objetivo 

principal desses grupos, era uma hipótese que não deveria ser descartada, cabendo à imprensa a 

função de esclarecer os motivos que permitiram a medida extrema. 

O que distinguia, fundamentalmente o Correio da Manhã dos demais jornais, nesse momento de 

crise, era a capacidade de entender que a ordem democrática estava sob ameaça e que nenhum ato 

de força asseguraria sua preservação. Dias antes do golpe militar, editorial alertava para o perigo 

da disputa radicalizada entre esquerda e direita: 

A classe média é hoje a mais ameaçada de todas, politicamente. Está sendo carregada 

dos dois lados e – lamentamos a necessidade de dizê-lo - parte considerável da classe 

média parece disposta a aderir aos radicais da direita. Mas isso não evitará uma 

eventual vitória da esquerda e, por outro lado, colocaria a classe média, no caso de 

vitória das direitas, sob uma ditadura pior que aquela da qual em 1945 se libertou. 

(CORREIO DA MANHÃ, Rio de Janeiro, 08.03.1964, p. 6). 

Essa análise premonitória tinha como base sua preocupação com os princípios legais e 

democráticos, cada vez menos considerados pelos grupos em disputa pelo poder. Para o jornal, 

acima do ambiente econômico estava a Constituição e tudo aquilo que ela representava para a 

sociedade.  

É bem possível que tenha sido essa preocupação o motivo para que o Correio da Manhã viesse a 

se colocar entre aqueles que pediriam a destituição de Goulart. A partir do momento em que o 

presidente adotou uma posição mais clara e firme em favor das teses da esquerda, no Comício da 

Central do Brasil (realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, sob os auspícios da 

Central Geral dos Trabalhadores), o jornal passou a considerar que o governo estaria disposto a 

desrespeitar as normas constitucionais. 

Ironicamente, os editoriais “Basta” e “Fora”, publicados pelo Correio da Manhã, 

respectivamente, em 31 de março e 1º de abril de 1964, seriam vistos como prova inconteste de 

que a imprensa, em bloco, apoiara o golpe militar (SODRÉ, 1999, pp. 471). No entanto, a leitura 



 

 

de ambos os textos revela unicamente o interesse na manutenção da ordem constitucional, que 

teria sido ameaçada pelos últimos atos do governo. 

Equivocada ou não a interpretação feita pelo jornal, é possível afirmar que o Correio da Manhã 

via a democracia como um valor além dos aspectos ideológicos e que deveria ser mantido acima 

das disputas políticas. Isso já era suficiente para destacá-lo entre os demais órgãos da imprensa. 

 

 

Fontes 

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, agosto, 1961 / abril, 1964. 

O GLOBO. Rio de Janeiro, agosto, 1961 / abril, 1964. 

 

 

Bibliografia 

ABREU, Alzira Alves de, ... [et alii.] (coord.). Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós-

1930, 2ª edição, Rio de Janeiro: Editora FGV, CPDOC, 2001. 

FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964, in Ferreira, Jorge & 

Delgado, Lucília de Almeida Neves (orgs.), O Brasil Republicano, Vol. 3, Rio de Janeiro: 

Civilização Brasileira, 2003. 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil, Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 

 

 

   


