Calendário Geral Programação Conferências e Mesas-redondas Inscrições Credenciamento/secretaria Novo! Simpósios Temáticos Salas! Anais Eletrônicos Novo! Mini-cursos Salas! Grupos de trabalho Novo! Fórum de graduação Lançamento de Livros Exibição de filmes Comissão organizadora Sobre a ANPUH-Rio Sobre a UFRRJ Mapa! Alimentação e hospedagem Localização e transportes
Você está em: Página inicial / Fórum de graduação

Fórum de graduação

 

Formação do profissional de história: Desafios e perspectivas para o século  XXI 05/08 – 18-20 horas (Sala de Multimídia – Prédio Central,75)


Coordenação: Ana Maria Monteiro (UFRJ/ANPUH Nacional)
Paulo Knauss (Coordenador da reforma dos cursos de licenciatura da UFF 2002/2004)
Marcelo de Souza Magalhães (UERJ São Gonçalo)
Everardo Paiva de Andrade (Coordenador do curso de Licenciatura em História da FAFIC)
Eunícia Barros Barcelos Fernandes (Coordenadora do programa PET da PUC-Rio)

Coordenadores de cursos de História no Rio de Janeiro, com diferentes organizações curriculares e objetivos, discutirão desafios e perspectivas para a formação dos profissional de História o que implica atuar na pesquisa, na docência na educação básica e superior, e em espaços culturais diferenciados.

Como promover uma formação teórico-metodológica consistente e que, ao mesmo tempo, contemple experiências de formação adequadas às demandas sociais?

Como encaminhar alternativas para a formação de professores leigos e de contingentes cada vez mais numerosos de estudantes que buscam a graduação em História?

Fórum de graduação 06/08 – 18-20 horas (Sala de Multimídia – Prédio Central,75)

Com o objetivo de obter informações sobre o processo de formação do profissional de História em nosso país, a ANPUH-Nacional tem estimulado, desde 2003, a realização de Fóruns de graduação nos Simpósios nacionais e regionais. Este fórum se configura como um espaço de debates sobre questões presentes no âmbito do desenvolvimento dos cursos de História de forma a gerar subsídios para a uma atuação da Associação na perspectiva de apoio e sustentação aos seus associados, bem como no desenvolvimento de agenda propositiva para a qualificação de seus profissionais.

Nesse sentido, convidamos os coordenadores de cursos de História sediados no estado do Rio de Janeiro para uma reunião do Fórum de Graduação. Solicitamos, também, a sua colaboração no sentido de preencher o questionário e encaminhá-lo, até o dia 10 de julho de 2008, para a ANPUH, através do e-mail anpuhrio@historia.uff.br ou, por carta, para o endereço:

ANPUH RIO - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ
(Aos cuidados de Juceli)

Praia de Botafogo, 480 - 2º andar
Rio de Janeiro / RJ
CEP: 22250-040

Realização:
  Apoio:
Centro de memória - UFRRJ
Dype Soluções